Drupal

Enviado por Yukare em quarta-feira, 2 de Agosto de 2017 - 16:57

O que é?

Drupal é um CMS. Mas o que é um CMS? É um sistema de gerenciamento de conteúdo. Pense no Drupal como a base para que você possa criar um site na internet, o Drupal possui muitas das funções que são necessárias para um site já prontas, basta que você configure da melhor maneira para você e vá adicionando conteúdo.

A função do Drupal vai ser a de gerenciar este conteúdo, como permitir que você crie/edite/exclua conteúdo existente. Também permite a criação de usuários, e você pode definir exatamente o que cada usuário pode ou não fazer em seu site.

Tecnicamente falando, é uma aplicação escrita em PHP. Como exemplo posso citar este próprio site, que é feito com o Drupal.

Uma das vantagens de se utilizar algo como o Drupal é que você não precisa saber programar em PHP ou HTML para ter o seu site funcionando, embora algum conhecimento de ambos vai permitir que você possa personalizar mais o seu site.

O Drupal pode ser utilizado para diversos fins, desde um site pequeno com um blog até grandes sites como de jornais um grandes empresas, incluindo sites com comercio eletrônico, comunidades sociais e assim por diante.

Características

Licença GPL: significa que você pode usá-lo sem custo nenhum, significa também que você tem acesso a todo o código fonte, podendo modificá-lo da maneira que você precisar(mas não é obrigatório, você pode usá-lo perfeitamente sem nenhuma modificação).

Módulos: o Drupal possui uma grande quantidade de módulos produzidos pela comunidade ou por empresas, todos os módulos que você encontrar no site do Drupal são distribuídos também sobre a licença GPL. Existe uma grande diversidades de módulos, para diversas funções, desde comunidade social, blogs, comercio eletrônico, enfim, qualquer tipo de site pode ser feito adicionando e configurando os módulos certos, alias, esta é uma das dificuldades para quem esta começando com o Drupal, saber qual módulo adicionar para fazer o que se precisa.

Temas: seria a aparência do seu site, no caso, você pode mudar completamente a aparência do seu site instalando e configurando um tema sem precisar modificar o conteúdo que você já tem. Assim como os módulos, existem muitos a disposição no site do Drupal. Uma dica importante quando você for ver um tema para copiar é que no geral é possível configurar a cor de diversas partes do tema, assim mesmo que não tenha uma imagem nas cores que você queira é possível mudar isso depois.

Tags