SEO - Otimização para Ferramentas de Busca

Enviado por Yukare em quarta-feira, 2 de Agosto de 2017 - 17:52

Importante: este artigo esta bastante incompleto, além de listar os módulos preciso colocar como configura-los.

Primeiro, o que é SEO? Search Engine Optimization, significa fazer o seu site mais amigável para as ferramentas de busca, para que eles possam indexar o seu site de maneira mais fácil e completa, isso faz com que ele aparece mais próximo aos resultados iniciais em uma pesquisa, por exemplo, no google ou no yahoo.

Aparecer mais próximo do início tem uma vantagem obvia, que é a de trazer mais visitantes para o seu site, objetivo de quase todos os sites .

Não é uma tarefa complicada, mais uma questão de várias pequenas tarefas, e no Drupal estamos muito bem servidos de ferramentas para isso, na minha opinião, muito mais do que no Joomla, isso também é devido a maneira que o Drupal esta organizado, onde cada conteúdo corresponde a um node, e é possível especificar um endereço próprio para cada node.

URLs Limpas

O Drupal possui uma configuração chamada URLs limpas, esta configuração muda a maneira com que os endereços são usados pelo Drupal. O padrão é algo como exemplo.com/index.php?q=node/10. Este padrão é muito ruim em termos de SEO, porque a ferramenta de busca precisa entender que "q=node/10" é uma pagina de conteúdo e não apenas um parâmetro passado via GET.

O suporte a esta configuração depende o servidor que esta sendo utilizado, por padrão, o Drupal vem com as configurações prontas para se utilizar isso no apache, para quem vai utilizar no IIS é necessário outras configurações no próprio servidor. Se você ativar esta configuração e seu servidor não suportar, você não poderá navegar nas paginas do seu site, pois todos os endereços estarão errados, neste caso, você pode acessar o endereço exemplo.com/index.php?q=/admin/settings/clean-urls para modificar novamente a configuração, e desativa-la. Substitua a parte "exemplo.com" por seu domínio, no meu caso seria "www.jaguaribe.org".

Isso é essencial em termos de SEO e muitas das outras dicas abaixo dependem dessa, no entanto não é todos os servidores que oferecem o devido suporte necessário a isso. Caso não esteja funcionando para você, contate a empresa onde seu site esta hospedado e pergunte sobre o módulo rewrite do apache.

Normalmente esta configuração é ativada durante a instalação caso seja suportada em seu servidor, mas caso não esteja ou você queira modifica-la, basta clicar em Configurações e depois em URLs Limpas.

Módulo Path

Este módulo faz parte do Drupal, ele permite que você mude o endereço de um node, ou seja, em vez do endereço ficar http://www.exemplo.com/node/10 você pode mudar para http://www.exemplo.com/titulo-do-post. Você precisa verificar que ele esteja ativado. É um dos componentes essenciais já que será possível escrever endereços personalizados para cada um dos conteúdos do site, e ter um endereço que se relaciona ao titulo e ao conteúdo em sí, conta pontos tanto para as ferramentas de busca quanto para os seus usuários, já que será muito mais fácil para se lembrarem dos endereços assim escritos.

Módulo PathAuto

Este modulo cria os endereços para você baseados em um padrão que você mesmo escolhe, podemos considerar como uma melhoria para o módulo path do Drupal, onde ao invés de você precisar criar o endereço para cada node, ele cria o endereço para você baseado em regras. Por exemplo, eu fiz com que os posts do tipo livro(exemplo, os posts do Tales of Pirates), tenham o titulo dos livros e também das paginas pais no endereço, assim uma pagina com titulo de "Coral" que é uma subpagina de outra chamada "Itens", dentro do livro "Tales of Pirates", fica com o endereço de "tales-of-pirates/itens/coral", sendo criado esse endereço automaticamente para mim.

Módulo Search 404

Caso alguma pessoa tente acessar uma pagina que não existe em seu site, é redirecionado para a pagina deste módulo. O que ele faz é uma pesquisa em seu site pelas palavras que estão no endereço, assim, caso você tenha mudado alguma pagina de endereço ou a pessoa tenha digitado errado o endereço, ela irá ver uma pagina com o resultado de uma pesquisa baseada no endereço que ela tinha digitado, melhor do que apenas uma pagina avisando que não foi encontrada.

Módulo Redirect

Este módulo cria redirecionamentos. A principal utilidade dele é quando você muda o endereço de uma pagina, mas mesmo assim, as pessoas podem ter o endereço antigo em seus favoritos ou em ferramentas de busca, assim você pode utilizar este módulo para criar um redirecionamento do endereço antigo para o endereço novo.

Tags